POR QUE TANTA GENTE FICA VICIADA EM REMÉDIO DE DESENTUPIR O NARIZ?
Quais são os riscos dos descongestionantes nasais
POR QUE O NARIZ ENTOPE?
Os remédios que desentopem o nariz, são chamados vasoconstritores nasais (ou descongestionantes tópicos): Neosoro, Sorine Adulto, Adnax, Afrin, são alguns exemplos deles. O nariz é revestido internamente pela mucosa nasal, e tem algumas estruturas internas que se enchem de sangue e incham: os cornetos nasais. A sua função, ao inchar, é fazer o ar entrar mais devagar pelas narinas para poder ser melhor aquecido e umedecido, antes de ir para os pulmões. Quando a mucosa nasal “incha” entope o nariz. Todos descongestionantes funcionam contraindo os vasos sanguíneos da mucosa nasal e dos cornetos, desinchando-os.
Quando alguém tem uma crise alérgica, ou está gripado, a mucosa nasal inflama e fica e demaciada: ela “incha”! Os cornetos nasais enchem-se de sangue, provocando o entupimento. O nariz tem um mecanismo natural que regula essa função. Mas, no alérgico, esse mecanismo pode funcionar mal, pela inflamação alérgica crônica da mucosa, resultando em uma inchaço persistente dos cornetos e entupimento nasal crônico. Na gripe, a agressão do vírus sobre a mucosa nasal também provoca uma inflamação que a faz inchar. Por isso o nariz entope.
POR QUE O AS PESSOAS FICAM VICIADAS NO REMÉDIO DE NARIZ?
Ao pingar um desses remédios de desentupir nariz (descongestionante ou vasoconstrictor nasal), o corneto desincha e o nariz desentope. Mas esse efeito dura algumas horas. E o nariz volta a entupir, porque a causa do entupimento não foi tratada (alergia ou gripe). Com o uso repetido e frequente desses descongestionantes, a mucosa nasal se “acostuma” com eles e passa a responder cada vez menos: cada vez o efeito de desentupir dura menos tempo. E o entupimento volta mais forte (efeito rebote), levando a pessoa a usar de novo e cada vez mais. Assim se forma o vício, a dependência química, pois os mecanismos naturais que regulariam esse processo deixam de funcionar e o nariz passa a depender desses remédios para desentupir.
QUAIS OS PERIGOS DE USAR TANTO DESCONGESTIONANTE NASAL?
Além de causar dependência, esses remédios, como são vasoconstritores, podem contrair outros vasos sanguíneos, como as artérias do corpo todo, e assim aumentar a pressão arterial. Além disso, esses vasoconstritores são derivados da adrenalina. O uso excessivo, pode provocar taquicardia e outras arritmias. E não existem substitutos. Se você troca um vasoconstritor por outro, o problema continua.
COMO RESOLVER ESSA DEPENDÊNCIA QUÍMICA? ESSE VÍCIO?
A solução é tratar a causa. Se você tratar a Rinite Alérgica, seu nariz deixa de entupir e você não precisa mais desses remédios. O mesmo em relação à gripe: existem outros remédios – via oral – que descongestionam, sem causar dependência. E com a resolução da gripe, o problema acaba.
Mas, não é simples: sair do vício (livrar-se da dependência) é difícil o médico precisa e contar com o empenho do paciente. No início, o médico alergista irá usar medicamentos potentes, que farão o nariz deixar de entupir, ou ficar só um pouco congestionado, de forma tolerável. Assim, a pessoa sentirá menos necessidade de usar o remédio local para desentupir. O paciente precisará abandonar os descongestionantes totalmente por, no mínimo uma semana, para sair do vício. E não voltar a usar depois. Como em qualquer dependência química.
Por isso a solução é tratar a Rinite Alérgica.