Se o indivíduo apresenta sintomas como espirros, coriza, entupimentos e coceira no nariz ou olhos, desencadeados por poeira, contato com animais ou mofo, provavelmente ele tem uma Rinite Alérgica. Ainda mais se esses sintomas, costumam ficar mais intensos nas viradas de tempo ou nos resfriados.
A Rinite Alérgica pode ainda apresentar sintomas oculares associados, como coceira nos olhos, lacrimejamento e vermelhidão da conjuntiva. O Paciente também pode apresentar coceira na garganta e nos ouvidos.
A outra manifestação comum da Alergia Respiratória é a asma, que se caracteriza por crises de falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de dor ou opressão no tórax e cansaço aos esforços. É o que popularmente se chama de bronquite, mas o nome certo é asma. Pode ter graus variados: algumas pessoas só apresentam formas leves, ou que só aparecem quando está gripado, ou com uma infecção respiratória. Mas, em outras pessoas, a asma pode ser uma doença crônica e mais forte, obrigando ao tratamento contínuo para se alcançar o controle e evitar as crises potencialmente graves.
A alergia aos ácaros da poeira, mofo ou epitélio de animais está na raiz desses problemas. Os testes cutâneos de alergia (por picadas no braço, com um puntor ou agulha), ou exames de sangue para dosar IgE específica, podem confirmar o diagnóstico. Mas, nada substitui o acompanhamento médico por um especialista em Alergia e Imunologia, para controlar adequadamente essas doenças respiratórias.