O Brasil e o mundo estão preocupados com a pandemia de COVID-19 (Coronavirus Disease – 2019), que, desde o início de março deste ano, vem mudando nossas rotinas e nossas vidas. Devido aos cuidados necessários para que essa doença não se espalhe, nem acometa a nós e aos nossos familiares, muitas informações vêm circulando sobre a forma como devemos agir, como devemos nos comportar e quais cuidados devemos ter. No entanto há poucas explicações confiáveis e de fácil acesso que expliquem detalhes sobre o funcionamento deste vírus e que nos ajudem a compreender porque tais medidas são tão importantes.
Com o objetivo de esclarecer alguns pontos que ainda causam muitas dúvidas entre a população, o Hospital John Hopkins, situado em Baltimore, nos Estados Unidos, elaborou algumas informações e recomendações, que nós, da Clínica Anticorpus, compilamos e organizamos para ajudar você e sua família a compreenderem e se prevenirem dessa doença:
- O vírus não é um organismo vivo, mas uma molécula de proteína (RNA) coberta por uma camada protetora de gordura que, quando absorvida pelas células da mucosa dos olhos, do nariz ou da boca, modifica o seu código genético e transforma essas células em agressoras e multiplicadoras.
- O vírus está presente no organismo e nas secreções corporais das pessoas infectadas (saliva, lágrima, etc.) e, mediante contato com tais secreções, infecta outras pessoas. Isso ocorre principalmente quando uma pessoa doente encosta em um objeto que, posteriormente, é manipulado por alguém saudável, ou quando ela fala, tosse ou espirra e as gotículas de saliva (perdigotos) ficam em suspensão no ar. Por isso é tão importante higienizar alimentos e objetos, usar máscaras que cubram o nariz e a boca, bem como evitar tocar o próprio rosto, já que a mão pode levar o vírus às mucosas dos olhos, nariz e boca; principais portas de entrada para o vírus.
- O vírus é muito frágil; a única coisa que o protege é uma fina camada de gordura. É por isso que qualquer sabão ou detergente é o melhor remédio, já que a espuma quebra a molécula de gordura (é por isso que você precisa esfregar tanto: por mais de 20 segundos, para fazer muita espuma). Ao dissolver a camada de gordura, o vírus se desintegra
- CALOR derrete gordura; é por isso que é tão bom usar água quente para lavar as mãos, roupas e tudo. O vírus não pode passar por uma pele saudável.
- Álcool ou qualquer mistura com álcool acima de 65% DISSOLVE QUALQUER GORDURA, especialmente a camada de gordura externa do vírus. O vinagre NÃO é útil porque não quebra a camada protetora de gordura.
- NUNCA agite roupas, lençóis ou panos. Se você o sacudir, as moléculas do vírus flutuam no ar por até 3 horas e podem se alojar no nariz.
- O vírus é muito inerte e se desintegra em apenas:
– 3 horas (tecido e poroso)
– 4 horas (cobre e madeira)
– 24 horas (papelão)
– 42 horas (metal)
– 72 horas (plástico)
- Quanto mais confinado o ambiente, mais vírus poderá ter lá. Quanto mais aberto ou naturalmente ventilado, menor será esta concentração.
- Você precisa hidratar as mãos secas, de tanto lavá-las, porque as moléculas podem se esconder nas microrachaduras. Mantenha também suas UNHAS CURTAS, para que o vírus não se esconda embaixo delas.
Se você seguir essas recomendações e evitar ao máximo sair de casa, estará ajudando a proteger a si mesmo, a sua família, e a todas as demais pessoas com quem vier a ter contato. É preciso compreender que essas são ações individuais, mas que devem ser tomadas para proteger toda a coletividade. Nunca foi tão importante compreender que fazemos parte de um todo muito maior, e que cuidar de si é o mesmo que cuidar dos outros.